sábado, 19 de junho de 2010

CARPE DIEM

Certamente já ouviu alguém falando sobre ou leu em algum lugar a seguinte frase: Carpe Diem. Mas você sabe o que realmente significa, ou onde surgiu o termo?

O termo tem origem num poema do filósofo Horácio. É comum citar apenas um trecho do poema. O seguinte: Carpe diem quam minimum credula postero.
Em tradução literal, significa: Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.
Os defensores da “filosofia” de vida Carpe Diem, gostam de afirmar que o importante é viver o hoje e não preocupar-se com o amanhã. Isso é, aproveite o dia de hoje e pense o mínimo possível no dia de amanha, o que importa é ser feliz agora, é bem uma coisa do imediato, mesmo.
Outra linha de pensamento dos defensores do Carpe Diem é ser um pouco mais cauteloso ao interpretar o poema, seguindo uma linha de pensamento próxima a isto: seja feliz hoje, aproveite sua vida agora, não espere que a felicidade apareça no futuro, mas tente aproveitar o que a vida tem de melhor agora, pois, talvez, quando mais velho verá que passou a vida toda poupando, sendo cauteloso e jogou boa parte dela fora.
O poema inteiro traduzido pode ser conferido abaixo.


Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã

Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário